Os territórios com nichos de concentração de população em situação de rua são prioritários para atuação de equipes de consultório na rua. Este trabalho procura demonstrar como foi realizado o diagnóstico de 21 territórios localizados em 9 bairros de Niterói, sistematizando suas características a partir de observações das condições geográficas, epidemiológicas, culturais, sociais e econômicas que influenciam no modo de vida dos que estão em situação de rua nesses espaços.
A cartografia como método de diagnóstico do território no processo de trabalho das equipes de consultório na rua de Niterói foi realizada através de leituras e impressões existentes nos diversos espaços cartografados traduzindo-se por informações, impressões, observações, sinalizações e sentimentos que contribuem para a construção de um certo campo produtor de subjetividades e que são levados em consideração para estratégias de promoção de cuidado na rua. Todos os membros das equipes participaram da cartografia utilizando o instrumento de roteiro de campo nas idas à rua, para a sistematização das observações com o objetivo de construir um olhar comum, numa perspectiva compartilhada, que comportasse a diversidade de olhares pactuada e validada na equipe.
Observar a diversidade de características destes territórios e os nichos de concentração de População em Situação de Rua nas áreas de abrangência onde a Equipe atua e entender a adscrição desse público de forma dinâmica e temporal, evita uma territorialização rígida e nos possibilitou compartilhar a distribuição e adscrição desse público com outros equipamentos do território. A cartografia como método de diagnóstico de território para equipes de consultório na rua deve contribuir para construção de processos de trabalho, destacando o dinamismo dos diversos contextos da rua para estratégias de ações junto a população em situação de rua.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO